O Brasil se torna o maior exportador de algodão do mundo
O Brasil supera os Estados Unidos se tornando o maior exportador mundial de algodão na safra 2023/2024.
O anúncio foi feito durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no 21° Anea Cotton Dinner, promovido pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) em Comandatuba, na Bahia.
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) havia previsto atingir essa meta apenas em 2030, mas a marca foi alcançada antes do fim da safra de 2023/2024. O Brasil deve colher cerca de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado, com exportações projetadas de 2,6 milhões de toneladas, das quais 60% já foram comercializadas.
Além do algodão, o Brasil também lidera a exportação mundial de outros produtos, como soja, carne bovina, açúcar, carne de frango, café, celulose e suco de laranja.
Representantes do setor destacaram que a liderança no algodão pode não se manter na próxima safra, mas Brasil e Estados Unidos devem continuar se alternando no topo do ranking futuramente.
Postagens que você também possa gostar:
- 9dez.2024NOTÍCIAS
Agronegócio Brasileiro no Acordo UE-Mercosul
Após mais de 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia anunciaram, em 6 de dezembro de 2024, a conclusão do acordo comercial
- 30out.2024NOTÍCIAS
Brasil Expande Exportações de Algodão para a Arábi...
Sexto mercado aberto para o Brasil na Arábia Saudita em 2024, elevando para 265 o número total de mercados abertos em 61 destinos desde 2023.
- 28out.2024NOTÍCIAS
Exportação da piscicultura brasileira cresce 174% ...
Brasil exporta US$ 18,5 milhões e 4 mil toneladas de pescado entre julho e setembro, com tilápia liderando as vendas, segundo boletim Comércio Exterior da Piscicultura.